Cupins



Os cupins, também chamados de térmitas, são muitas vezes vistos como destruidores silenciosos, porque podem se esconder a prosperar secretamente na sua casa ou jardim sem sinais prévios de danos ou da sua presença, sendo necessário fazer algo para seu controle. Todos os cupins consomem materiais a base de celulose. Infelizmente, todas as casas, independentemente do tipo de construção, podem fornecer alimentação de celulose para uma infestação de cupins.

Os cupins são detritívoros, ou seja, eles se alimentam de detritos. Isso inclui plantas, árvores mortas e partes mortas de árvores vivas. A boca do cupim é capaz de rasgar pedaços de material lenhoso. Essa capacidade é o que causa preocupação nas habitações humanas. Os cupins operários só medem cerca de 1 cm e poucos milímetros de espessura, mas os seus hábitos alimentares são capazes de causar danos dispendiosos a qualquer propriedade. As fundações da casa, móveis, prateleiras e até mesmo os livros são todos possíveis locais de alimentação de cupins.

As casas subterrâneas de cupins são geralmente formadas no solo. Os cupins podem construir sistemas de túneis elaborados e túneis de lama através dos quais eles ganham acesso à superfície, para obter fontes de alimento. Alguns tipos de cupins vivem dentro da madeira que consomem e, muitas vezes, infestam as paredes e mobília.

Quando uma colônia amadurece, pode-se encontrar térmitas em redor de portas e janelas. As térmitas com asas são atraídas por fontes de luz e são mais ativas durante a primavera. Após o acasalamento, estas térmitas localizam um novo sítio de procriação e criam outra colônia, espalhando e aumentando a infestação.

O que fazer?
Uma vez que os cupins são uma ameaça constante à sua casa, existem algumas coisas que você pode fazer durante o ano para ajudar a manter a sua casa limpa e livre deles como, por exemplo, eliminar condições de umidade e potenciais fontes de alimento para cupins na sua casa. 

Na Dedetizadora D.D.Sul, se utiliza um método de proteção contra cupins onde uma higienização do ambiente é realizada minuciosamente para retirar todos os restos de detritos para, após este processo, começar a aplicação do material conhecido como Calda Cupinicida em furos feitos direto nas madeiras.

Por conta do deslocamento subterrâneo dos cupins, em áreas externas é também realizado um procedimento em que são feitos furos no chão de aproximadamente 30 centímetros de profundidade ao redor da residencia. Nestes furos também é aplicado o produto cupinicida. O inseto contaminado levará cupinicida de volta para sua colônia e só então o produto começará a agir. Desta forma, ele eficientemente contaminará o maior número de cupins possível.

Confira a seguir como este método funciona na prática:


Veja também em nosso instagram.